quinta-feira, 9 de maio de 2013

FINGER FOODS E VERRINES - TENDÊNCIAS GASTRONÔMICAS

Uma tendência gastronômica caiu no gosto do brasileiro e faz sucesso nas festas e eventos é o Finger Food. O conceito finger food, que do Inglês significa comida para se comer com os dedos, é contemporâneo e diferente dos tradicionais canapés e petiscos. Compreende um menu com deliciosos e sofisticados pratos que são servidos em miniatura, do tamanho de uma mordida. Esta maneira de servir é ideal para eventos onde não há lugar para todos os convidados sentarem, ou para festas animadas, com pessoas que não querem perder um minuto da pista de dança.


 
Em um cardápio a base de finger food a maioria dos pratos dispensa o uso de garfo e faca. Entram em cena colheres, palitinhos, copinhos, potinhos, cumbuquinhas de porcelana ou bowls, e até mesmo taças, viram base para as comidinhas, que podem frias ou quentes. Simples, mas muito original e, ao mesmo tempo, requintada, esta maneira se servir deixa as festas mais descontraídas, dinâmicas e modernas. E você continua a receber seus convidados em grande estilo e bom gosto, mas com uma informalidade que acaba sendo sinônimo de charme e criatividade.
 
 

As receitas podem ser desde canapés a receitas sofisticadas, e podem substituir um coquetel ou complementar um jantar. Outra vantagem da finger food é a possibilidade de ter maior variedade de pratos e, assim, abusar das combinações. E mais: as pequenas delícias podem ser doces também. As opções vão desde cheese cakes e brownies até sobremesas super sofisticadas.
 
 
 
Verrines – Os Verrines são pequenos e charmosos copos de vidro, com montagens sofisticadas e decoração impecável, servidos inicialmente como sobremesas, hoje são utilizados em coquetéis e mesas de antepastos também com versões salgadas. De origem francesa, desde 2007 podem ser apreciados em requintados lugares de lá, por aqui, começa agora a ter suas primeiras aparições.

Verrine é uma variação de verre, do francês, significa copo. O mais atraente nos pequenos copinhos são suas camadas com cores e texturas diferentes e os sabores inusitados, como cremes com crocantes, doces com salgados e até variações como quente e frio.
 
 

Como as verrines são elaboradas em camadas, sugere-se para a melhor apreciação que se introduza a colher rente à lateral, verticalmente e indo até o fundo do copinho, com o objetivo de pegar um pouco de cada textura na mesma colherada. Desta forma podemos unir os diferentes sabores e texturas de cada camada.
 
Fundamentalmente, as verrines chegaram para criar oportunidades de degustar uma ou mais de uma sobremesa, para fechar a refeição com chave de ouro. Isso faz com que o cliente recorde do estabelecimento antes de decidir onde vai almoçar ou jantar. Vale lembrar que uma pequena sobremesa como uma verrine não necessita custar os “olhos da cara”. Para quebrar a resistência, poderia ser oferecida como cortesia.

Segue abaixo algumas opções de montagem:
•Camadas de bacalhau desfiado, purê de batata e pesto de azeitonas.
•Creme azedo (ou mascarpone), salmão defumado e endro.
•Creme de abóbora e carne de sol ou carne seca.
•Creme de pêra caramelado, gorgonzola e rúcula à julienne.
•Camadas de mousse de chocolate branco e coulis de framboesa.
•Creme de strogonof de nozes, creme de avelã e farofa de castanha do Pará.
•Mousse de chocolate meio-amargo, geleia de laranja e gengibre cristalizado.

Assim é o Verrine: Pequeno, prático, bonito e saboroso! Uma ótima opção para seu próximo evento!
 
 
Algumas sugestões:
 
VERRINE DE GELÉIA DE CAFÉ E LARANJA, COM CREME DE CARAMELO E MASCAPONE
 
 
 
Primeira Etapa: Geléia de Café e laranja
Ingredientes:
Café expresso - 400ml (sem açúcar)
Gelatina em folha - 8g
Raspas de 1 laranja
Água - 160ml
Açúcar Refinado - 100g
Modo de Preparo:
1 - Coloque em uma panela o café e as raspas de laranja e deixe em infusão em fogo baixo por 5 minutos. Depois peneire para retirar as raspas de laranja e volte o café para a panela.
2 - Depois acrescente o açúcar e água e deixe ferver mais um pouco. Por último acrescente a gelatina em folha hidratada e derretida; misture.
3 - A geléia ficará mole parecendo mesmo uma café, acrescente em um copo preenchendo 1/3 com a geléia e leve ao freezer para gelar, até ficar com uma textura de geléia.
Segunda Etapa: Creme Inglês de Caramelo
Ingredientes:
Gelatina em folha - 3g
Creme de leite fresco - 170g
Caramelo pronto - 225g
Gemas - 50g
Modo de Preparo:
1 - Hidrate a gelatina, e misture o caramelo com as gemas Leve para ferver em uma panela o creme de leite fresco. Quando abrir fervura, acrescente a mistura de gemas e caramelo e deixe cozinhar, sempre mexendo até a temperatura de 84 graus.
2 - Retire do fogo e misture a gelatina já hidratada e derretida.
Terceira Etapa: Creme de Mascarpone e caramelo
Ingredientes:
Queijo Mascarpone - 280g
Creme inglês de caramelo - 220g
Modo de Preparo:
Misture os dois ingredientes e reserve. Se quiser acrescente um pouco de gelatina sem sabor, para este creme aproximadamente 4g.
Quarta Etapa: Montagem
1 - Depois que a geléia de café estiver um pouco firme, acrescente uma fatia de pão-de-ló neutro, do mesmo diâmetro do copo, arrumando até a geléia, coloque com cuidado.
2 - Acrescente o creme de mascarpone e caramelo e leve para gelar. Finalize decorando com placas de chocolate e grãos de café.
Rendimeto: 6 verrines
 
VERRINE DE CHOCOLATE BRANCO COM FRUTAS VERMELHAS

 
 
Ingredientes:
500g de chocolate branco
500ml de leite de coco
Geleia de frutas vermelhas
Modo de preparo:
Coloque o chocolate branco e o leite de coco em um recipiente e derreta no microondas. Mexa bastante até obter um creme homogêneo. Sirva em um copo de martini com uma camada de geleia de frutas vermelhas sobre o creme.
 
 
VERRINE DE ABACATE COM CARANGUEJOS E CAMARÕES
 

Ingredientes: (para 8 verrines, 4 pessoas)
1/2 embalagem de queijo creme alho e salsa
1/2 metade de um Abacate
1 lata de caranguejo em conserva (170g)
Miolo de Camarão pre-cozido para a decoração
Sal a gosto
Vinagre balsâmico
Gotas de Limão
Vinho de Porto
Preparação:
Descasque metade do Abacate e corte em cubos. Regue com umas cotas de limão para que não oxide e acrescente umas gostas de vinagre balsâmico e reserve.
Sobre o camarão deite também umas gotas de limão e algumas de vinho de porto. Misture e Reserve
Misture o queijo creme com a conserva de caranguejo ate ficar homogêneo. Verifique se não fica demasiado grosso, se for o caso acrescente mais algum queijo creme ate ficar com um creme. Tempere com sal e orgãos.
Deite no fundo de cada Verrine uma quantidade deste preparado. Por cima coloque os cubos de Abacate reservados e decore com Camarão. Deite no final uma colher de chá do molho que sobrou do camarão, do limão e vinho do porto.
 
 
VERRINE DE SALMÃO FUMADO
 
 
Ingredientes: (para 8 verrines, 4 pessoas)
1/2 embalagem de queijo creme alho e salsa
1/2 metade de um Abacate
Fatias de salmão Fumado q.b.
Sal e orgãos q.b.
Vinagre balsâmico
Gotas de Limão
Fatias de Maçã fatias
Cebolinho para decora
Preparação:
Descasque metade do Abacate e corte em cubos. Regue com umas cotas de limão para que não oxide e acrescente umas gostas de vinagre balsâmico e reserve.
Corte as fatias de salmão fumado em pequenos bocados e Reserve.
Misture o queijo creme com a Abacate ate que se torne quase tudo homogêneo. Acrescente o salmão Fumado. Verifique se não fica demasiado grosso, se for o caso acrescente mais algum queijo creme ate ficar com um creme. Tempere com sal e oregãos. Deite no fundo de cada Verrine uma quantidade deste preparado. Por cima coloque uma fatia fina de Maçã e Cebolinho para decorar.
 
 
PAVLOVA
 

 
Pavlova, o doce de morango com suspiro, calda de frutas vermelhas e creme de mascarpone, é fácil de fazer e de servir.
Para a pavlova:
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de queijo mascarpone
1 colher (sopa) de mel
4 colheres (sopa) de calda de frutas vermelhas
7 morangos picados
10 unidades de mini suspiros
Modo de preparo:
Colocar metade dos morangos no fundo da taça. Em seguida, coloque os mini suspiros. Ponha duas colheres de mascarpone misturado com mel, duas colheres de calda vermelha e acrescente a outra metade dos morangos. Finalize com o restante do mascarpone e calda vermelha.
Para a calda vermelha:
Ingredientes:
250g de framboesa
250g de morango
250g de amora
400g de açúcar
Suco de 1 limão
1l de água
Modo de preparo:
Picar todas as frutas e levar todos os ingredientes, em fogo médio, para apurar por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar e bata no liquidificador. Em seguida, coe e reserve.
 
BOM APETITE!!!
Fontes: sites Chef Fernando de Oliveira, Pitaco de Anfitriã, Matraqueando, Cozinha Festeira e Taste with the eyes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário