quarta-feira, 15 de junho de 2011

O RITUAL DAS REFEIÇÕES

RECEITAS SERVIDAS EM ETAPAS TRADUZEM O PRAZER DE ESTAR À MESA.



Os costumes italianos à mesa estão bem longe dos banquetes imperiais de Roma Antiga, quando uma única refeição podia durar do meio-dia à meia-noite, mas pressa não combina com almoçar ou jantar na Itália. O passado de guerras e privações levou esse povo a transformar o momento das refeições em um verdadeiro e estimulante ritual para os sentidos.



No dia a dia, um almoço ou um jantar agrega no mínimo três etapas: antipasto(antepasto - pequenas porções que não superam 100 gramas), primo piatto (primeiro prato - dedicado aos carboidratos, compostos por polenta, panquecas e sopas), e secondo piatto (segundo prato - proteínas), com uma guarnição (em geral, legumes ou verduras), preferencialmente saboreados na companhia de um bom vinho. em menus de degustação, não chega a ser surpresa o secondo piatto aparecer duas vezes: um com peixe e outro com carne.


Aqueles que desejam algo mais podem finalizar esse ritual com um dolce (doce), café ou um digestivo e suculento licor. O importante nesse ritual todo de uma bela refeição é prolongar ao máximo o prazer que os italianos sentem por estarem à mesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário